Sofre de inchaço, distensão, gases, diarreia ou dor abdominal? Se sim, pode beneficiar da dieta Low FODMAP. Esta dieta, que restringe a ingestão de certos hidratos de carbono fermentáveis, tem-se mostrado eficaz no alívio dos sintomas da síndrome do intestino irritável (SII) e outras condições digestivas.
O que são FODMAPs?
FODMAP é a sigla em inglês para "Fermentable Oligo-, Di-, Mono-saccharides And Polyols". São hidratos de carbono de cadeia curta que são mal absorvidos pelo intestino delgado arrastando água para o intestino ou não são absorvidos de todo e depois são fermentados por bactérias no intestino grosso. Esta fermentação origina gases como hidrogénio, dióxido de carbono e metano. Estas ações provovam uma expansão no volume do conteúdo intestinal, alongando a parede intestinal e estimulando os nervos do intestino. É o "alongamento" da parede intestinal que desencadeia as sensações de dor e desconforto.
Quais são os alimentos ricos em FODMAPs?
- Cebola, alho, alho-francês, espargos, alcachofra, couve-flor, aipo, batata-doce.
- Cogumelos, feijão, favas, ervilhas.
- Maçã, damasco, abacate, amoras, manga, pêssego, nectarina, pêra, ameixa, melancia, dióspiro, figo, uva, tâmaras, côco, lichia, toranja.
- Pistáchios e cajús.
- Trigo, centeio, cevada, cous-cous, semolinha
- Leite, iogurte, bebida soja, leite côco
- Mel, sumo de fruta
Como funciona a dieta Low FODMAP?
A dieta Low FODMAP é dividida em três fases:
- Fase de Eliminação (2-6 semanas): Eliminar os alimentos com elevado teor em FODMAP
- Fase de Reintrodução (6-8 semanas) : Gradualmente, faz-se a reintrodução dos alimentos com elevado teor em FODMAP um por um, observando como o corpo reage a cada um deles.
- Fase de Personalização: Com base nas reações aos alimentos testados, criamos um plano alimentar personalizado que inclui os alimentos FODMAPs bem tolerados e exclui aqueles que causam desconforto, para serem testados novamente mais tarde.
Benefícios da dieta Low FODMAP:
- Redução de sintomas digestivos: A dieta Low FODMAP é eficaz na redução de inchaço, distensão, gases, diarreia e dor abdominal em pessoas com SII ou outras condições digestivas.
- Melhoria da qualidade de vida: A melhoria dos sintomas digestivos levam a uma melhor qualidade de vida, com mais energia e disposição.
- Diversidade alimentar: Apesar das restrições iniciais, com a personalização da dieta é possível identificar quais os alimentos que são bem tolerados e tornar a alimentação menos restritiva no geral.
Recursos úteis:
Ao seguir a dieta Low FODMAP com orientação profissional, é possível encontrar o alívio dos sintomas digestivos e melhorar a qualidade de vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário